Academias da cidade são opção para o vendanovense durante as férias, Foto: Alessandro Carvalho/PBH.
Academias da cidade são opção para o vendanovense durante as férias, Foto: Alessandro Carvalho/PBH.
Advertisement

Qualidade de vida, socialização, atividades físicas e diversão. A partir da soma desses quatro elementos, o morador de Venda Nova tem nove academias da cidade à sua disposição na regional. Gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), as unidades desenvolvem conteúdos de Educação Física, como ginásticas, danças, jogos, esportes, lutas e caminhada orientada – tudo de maneira gratuita.

Para se inscrever, basta o cidadão comparecer a uma unidade das academias da cidade ou a um centro de saúde e realizar uma avaliação física. Nela, o profissional de Educação Física responsável pelo centro conclui se a pessoa está ou não apta para desenvolver atividades físicas.

“As atividades duram, em média, cerca de uma hora. São 30 minutos no salão, onde acontecem atividades aeróbicas, dança, trabalho com pesos, iniciativas lúdicas etc., e outras meia hora de caminhada orientada”, explica a referência técnica da Gerência de Epidemiologia e Regulação de Venda Nova, Marcos Ribas. As aulas são oferecidas três vezes por semana

Em Venda Nova, são nove academias da cidade, situadas nos bairros Maria Helena, Serra Verde, Céu Azul, Jardim Leblon, Rio Branco, São João Batista, Vila Clóris, Lagoa, Minas Caixa e São João Batista. Todas elas funcionam das 7h às 12h, enquanto a unidade do Jardim Leblon também atende das 13h às 18h.

Caminhada orientada faz parte do cronograma das unidades de Venda Nova. Foto: Alessandro Carvalho/PBH.
Caminhada orientada faz parte do cronograma das unidades de Venda Nova. Foto: Alessandro Carvalho/PBH.

A programação se mantém nos meses de férias escolas e é uma boa oportunidade para manter a saúde em dia durante o período de festas. “Temos apoio de fisioterapeuta, da zoonoses, de dentistas, enfermeiros etc., tudo vem da equipe de saúde da família. Nosso objetivo é abrir uma academia da cidade por Centro de Saúde de BH”, conta o técnico Marcos Ribas.

Atualmente, Belo Horizonte abriga 77 academias da cidade. As atividades são realizadas de acordo com a necessidade e condições físicas de cada pessoa. Elas visam à melhora do condicionamento cardiorrespiratório, consciência corporal, flexibilidade, força e coordenação motora geral.

Curta e compartilhe nas redes sociais
10Shares