Formigueiro Quente - 2018 - Fonte: Fanpage Oficial do Grupo Cultural Arraiá do Formigueiro Quente
Formigueiro Quente - 2018 - Fonte: Fanpage Oficial do Grupo Cultural Arraiá do Formigueiro Quente
Advertisement

Começa nesta sexta-feira (28) o tradicional Arraial de Belo Horizonte 2019, em que grupos participam do Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas enquanto os espectadores, ao ritmo de música ao vivo, podem desfrutar das bebidas e comidas típicas da Vila Gastronômica. O evento promovido pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) acontece na Praça da Estação, a partir das 19h, e vai até domingo (07). A entrada é gratuita.

Serão dois finais de semana de festa. O primeiro, reservado para o desfile do Grupo de Acesso, e o segundo para o Grupo Especial, o qual traz as 13 quadrilhas classificadas com as melhores pontuações no ano passado. Ao todo, neste ano, participarão 40 agremiações.


O Grupo Cultural Arraiá do Formigueiro Quente, considerado pelos próprios administradores como o mais antigo da cidade – ano de 1966 -, representará Venda Nova na disputa.

No ano passado, o grupo desfilou com a temática “Que país é esse”, e ficou no 23º lugar. Neste ano, segundo William Claudino, um dos administradores do “Formigueiro Quente”, uma personalidade brasileira polímata será o(a) homenageado(a), “mas o nome é segredo”.

Década de 1960 - Formigueiro Quente em lote vago no bairro Nova América - Foto cedida por Liliane Claudino
Década de 1960 – Formigueiro Quente em lote vago no bairro Nova América – Foto cedida por Liliane Claudino

William garante que muitas pessoas se lembrarão com orgulho do(a) personagem. Além disso, os integrantes mais jovens do “Formigueiro Quente” puderam aprender sobre a história ao terem que estudar a temática. Neste ano, as cores que serão levadas pelo grupo ao tablado remeterão à aquarela.

O “Formigueiro Quente” desfilará às 22h do sábado (29), pouco tempo antes do show da dupla sertaneja Renan e Rafael, que subirá ao palco às 23h30. Por causa da colocação do ano anterior, a representante de Venda Nova dançará no Grupo de Acesso.

Entre as características do “Formigueiro Quente”, está o fomento à inclusão social, exemplificada pela dançarina em condição de síndrome de down que participará do concurso. Também, neste ano, Kelltton Claudino e Keicy Claudino serão o noivo e noiva.

As roupas típicas usadas pelos dançarinos são confeccionadas pelo próprio grupo, que possui uma costureira especializada. Quem desenha as roupas é Liliani Claudino e o coreógrafo da quadrilha é, também, o noivo Kelltton.


Você é de Venda Nova?

Morador(a) de Venda Nova, fique por dentro de notícias exclusivas e específicas da regional. Clique no botão ao lado/abaixo e siga o Jornal Norte Livre nas redes sociais.


Trabalho social

O grupo tem sede no Bairro Mantiqueira, em Venda Nova, e desenvolve algumas atividades gratuitas na comunidade, como aulas de croché e dança e oficinas musicais. Para participar, os interessados devem fazer contato com os administradores Liliani Claudino e William Claudino pela fanpage oficial da “Formigueiro Quente”: https://www.facebook.com/formigueiro.quente .

“Como o trabalho é voluntário, as pessoas precisam agendar as aulas com antecedência, pois outras atividades ocupam o tempo dos componentes do grupo. São festas juninas e carnavais de rua que costumamos organizar. Além disso, algumas aulas, como a de croché, necessitam de linhas e materiais, que devem ser trazidos pelos alunos”, orienta William Claudino.

Outra atividade desempenhada pelo “Formigueiro Quente” é a distribuição do “sopão” gratuito, que é feito uma vez por mês e levado para pessoas em situação de rua.

No ano passado, a Belotur, via Associação de Quadrilheiros, repassou ajuda de custo a todos os grupos culturais participantes do Concurso, mas, segundo William Claudino, os valores gastos com o “Formigueiro Quente” em 2018 ultrapassaram em R$9 mil o recebido.

Por isso, de acordo com o administrador, a participação da comunidade é tão importante para manter viva em Venda Nova essa tradição.

Serviço

  • Sede da “Formigueiro Quente”: Rua Izalina Faustina Silveira, 180 – Mantiqueira, Belo Horizonte – MG, 31660-530
  • Contato: (31) 3043-1302
  • Administração: Liliani Claudino e William Claudino

Shows Arraial de Belo Horizonte 2019

  • Sexta-feira (28), 0h: Beto e Breno
  • Sábado (29), 23h30: Renan e Rafael
  • Domingo (30), 22h: Naiara Azevedo
Curta e compartilhe nas redes sociais
232Shares
Jornalista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte — UniBH (2017), jornalista editor no Jornal Norte Livre com passagem pelo Jornal Daqui BH, ambos parceiros hiperlocais do Portal Uai/Diários Associados. Professor e sócio na empresa "Quando - Fábrica de narrativas", conteudista, SEO (Search Engine Optimization), videomaker, fotógrafo e entusiasta como ilustrador, desenvolvedor web e animador 2D. "Os livros são o templo do jornalista, mas é nas ruas que ele congrega". Will Araújo