Equipe vencedora do FEIMC com o curta-metragem de animação PEIconceito - Divulgação PBH - Foto Thayna Almeida
Advertisement

Por William Araújo

Desde de 2011, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) propõe, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), o Festival Educação Integral de Minicurtas de Belo Horizonte (FEIMC-BH), em que estudantes do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) têm protagonismo de ideias. Nesta VI edição do FEIMC, a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, situada no bairro Letícia, em Venda Nova, venceu o concurso.


Leia também

O tema deste ano foi “Diversa Cidade – o que vejo da minha janela” e os alunos poderiam se inscrever em uma das três categorias propostas para produção audiovisual: ficção, documentário e animação. Os materiais usados pelos vencedores foram uma caixa de papelão, peças de lego, massinha de modelar, pisca-piscas, sacolas plásticas e arames.

Com muita criatividade, eles construíram o curta-metragem de animação PEIconceito, em que o cenário representava o funk, o rock e a música clássica. Todos os estilos estavam integrados com personagens de massinha pontuadas pelas diferenças de gênero, idade e etnia.

Para vencer, a animação passou pelo crivo do júri técnico e recebeu, aproximadamente, 1700 votos do júri popular, alçando o primeiro lugar na categoria e o segundo lugar como curta mais votado. A produção derivou das oficinas do Programa Escola Integrada.

Divulgação PBH – Foto Thayna Almeida

Durante a criação, os alunos reuniram mais de 900 fotografias, que compuseram os frames do vídeo. A trilha sonora é uma composição do monitor William Lopes, com vozes dos alunos Caio Eduardo e Luiza Pedras. O roteiro foi escrito pela aluna Anna Carolina Trigueiro, segundo informações da assessoria de imprensa da PBH.

Os alunos estiveram em uma cerimônia de premiação ocorrida em novembro, no Teatro Francisco Nunes, onde ficaram sabendo dos vencedores.

Fabiane Sena, coordenadora do Programa Escola Integrada, ressaltou como o trabalho de equipe entre monitores e alunos foi importante para a execução e aprendizado, segundo nota da PBH. O aluno Caio Eduardo não conseguia conter os ânimos e contou “Fiquei muito feliz de ter participado e ganhado a premiação, minha mãe ficou muito orgulhosa de mim. Gostei de ter me envolvido com a música nesse projeto”.

Os alunos vencedores receberam medalhas e certificados de participação.

Veja abaixo o curta-metragem vencedor da categoria animação.

Curta e compartilhe nas redes sociais
9Shares