Alunos aprendendo com o LudoAprendiz - Foto: Felipe Gustavo Pinheiro - E.E. Ari Da Franca
Alunos aprendendo com o LudoAprendiz - Foto: Felipe Gustavo Pinheiro - E.E. Ari Da Franca

A Escola Estadual Ari Da Franca, situada na Rua Ministro Oliveira Salazar, 1.057, no Bairro Santa Mônica, Venda Nova, foi a única de Minas Gerais a se classificar com o projeto “LudoAprendiz” para a final da 6ª edição do concurso nacional “Educar para Transformar”, do Instituto MRV em parceria com a Fundação Pitágoras. De acordo com o edital do evento, o programa “busca propostas com foco em desenvolvimento sustentável resolvendo alguma problemática da comunidade por meio da Educação”.


Você é de Venda Nova?

Morador(a) de Venda Nova, fique por dentro de notícias exclusivas e específicas da regional. Clique no botão ao lado/abaixo e siga o Jornal Norte Livre nas redes sociais.


Nesta edição, as inscrições foram abertas para escolas municipais e estaduais do ensino público, com o intuito de envolver alunos e professores de “forma coparticipativa na melhoria do clima, do ambiente e das atividades escolares, em diversos aspectos”, segundo edital do concurso.

Entre março e abril, mais de 140 escolas de todo país fizeram a inscrição no concurso, mas apenas 20 foram selecionadas — uma delas foi a E. E. Ari Da Franca. Agora, de 29 de maio a 14 de junho, está aberta a etapa de votação popular para escolha das 10 vencedoras.

Como premiação, os projetos mais bem votados receberão aporte financeiro por quatro meses (valor total de R$ 30.000,00), suporte técnico presencial e virtual, auxílio no amadurecimento dos projetos e capacitação dos professores.

Para votar, CLIQUE AQUI. Será necessário fazer cadastro do e-mail pessoal no Instituto MRV. Veja como:

1. Clique em não possuo cadastro (caso ainda não seja inscrito no Instituto MRV).

2. Preencha a ficha com o nome, CPF, e-mail, estado e naturalidade (município em que nasceu).

3. Em seguida, verifique o seu e-mail.

A mensagem de confirmação de cadastro com login e senha estará na caixa de entrada ou na caixa de spam. Volte ao endereço https://www.institutomrv.com.br/pt/chamadapublicadeprojetos/votacao/18 e clique em “FAZER LOGIN”

4. Busque o projeto de interesse e clique em VOTAR.

O LudoAprendiz

Idealizado em agosto de 2018 por Felipe Gustavo Pinheiro, professor e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, o projeto LudoAprendiz tem o intuito de facilitar o trabalho educacional por meio de jogos de tabuleiro.

Felipe Gustavo Pinheiro - Acervo pessoal
Felipe Gustavo Pinheiro – Acervo pessoal

“A ideia do Projeto LUDOAPRENDIZ é tornar o ensino tradicional em sala de aula mais prazeroso e produtivo. Isso se dá porque jogos de tabuleiro modernos possibilitam envolvimentos dinâmicos e voluntários dos estudantes com os conteúdos lecionados na escola. A ludicidade é inerente à natureza humana e essa dimensão não deve ser deixada de lado no processo educacional”, diz Pinheiro.

Atualmente, Pinheiro é professor de Filosofia na E. E. Ari Da Franca e alia a interdisciplinaridade do ensino aos jogos de tabuleiro, envolvendo biologia, geografia, matemática e outros estudos na metodologia lúdica.

Durante a prática, identificamos as dificuldades acadêmicas dos discentes e dissolvemos conflitos, melhorando as relações sociais, as capacidades cognitivas e o ambiente escolar. Com o prêmio, será possível capacitar mais professores para o uso da metodologia e expandir o projeto para, quem sabe, uma Ludoteca, diz o professor.

De acordo com Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Roja, diretor da E. E. Ari Da Franca, “o projeto LUDOAPRENDIZ é uma maneira inovadora de ensinar. Com ele, esperamos aproximar a linguagem dos jovens aos conteúdos do nosso plano curricular. Tornamos o processo de ensino mais atrativo e leve. Por isso, ele é mais um aliado à redução da evasão escolar e melhoria dos índices de aprendizagem. Contamos com o apoio de toda a comunidade para sermos contemplados com a premiação”.

Para ver mais sobre o projeto LudoAprendiz, assista o vídeo abaixo.


Leia também


Curta e compartilhe nas redes sociais
4161Shares
Jornalista graduado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte — UniBH (2017), jornalista editor no Jornal Norte Livre com passagem pelo Jornal Daqui BH, ambos parceiros hiperlocais do Portal Uai/Diários Associados. Professor e sócio na empresa "Quando - Fábrica de narrativas", conteudista, SEO (Search Engine Optimization), videomaker, fotógrafo e entusiasta como ilustrador, desenvolvedor web e animador 2D. "Os livros são o templo do jornalista, mas é nas ruas que ele congrega". Will Araújo