Pratos Botecar - Venda Nova - Fonte- Divulgação/alteração meramente ilustrativa (à esquerda:
Pratos Botecar - Venda Nova - Fonte- Divulgação/alteração meramente ilustrativa (à esquerda: "Gastrocnêmio Azevedo", Curin Bar/ à direita "Ah, Mureira", Bar da Cida"
Advertisement

Por Gabriel Ronan

Cerveja gelada e tira-gostos de dar água na boca, com um preço que cabe no bolso. Com essa proposta, começou a quinta edição do Festival Botecar, que homenageia a Estrada Real neste ano. Com a participação do Curin Bar (rua dos Astecas, 2722, Santa Mônica) e do Bar da Cida (rua Numa Nogueira, 287, Floramar), Venda Nova e a Região Norte de Belo Horizonte querem ter a preferência dos clientes com pratos recheados de curiosidades e sabor.

Leia também


No Curin Bar, em Venda Nova, a combinação dos substantivos “pilates” e “homenagem”, aparentemente sem ligação, se torna o segredo do “Gastrocnêmio Azevedo”. O tira-gosto veio da inspiração do proprietário do local, Marcílio Furtado (Curin), que conheceu músculos do corpo humano durante aulas de pilates. Diante da curiosidade, Saulo Furtado, filho do dono, pesquisou sobre o gastrocnêmico e resolveu apostar numa carne desconhecida pelo consumidor.

Com o "Gastrocnêmio Azevedo", Curin Bar aposta em inovação, homenagem e sabor. Foto: Violeta Andrada/Botecar.
Com o “Gastrocnêmio Azevedo”, Curin Bar aposta em inovação, homenagem e sabor. Foto: Violeta Andrada/Botecar.

A palavra “homenagem” aparece no sobrenome Azevedo, que complementa a nomenclatura da iguaria. O termo faz alusão a Haroldo Azevedo, assistente de produção do Botecar e assassinado em 2017. Haroldo era amigo da família, o que motivou a lembrança.

Além da carne bovina assada, o prato leva bacon e recheio de queijo tipo Canastra dos Campos das Vertentes. Espaguete vegetariano com abobrinha d’água, cenoura vermelha, tomate recheado com farofa da Estrada Real (com torresmo e queijo tipo canastra) e molhos de cerveja agridoce e goiaba picante dão o tempero final à refeição, que serve duas pessoas. O preço segue a linha dos botecos: R$34,90.

Bar da Cida se inspira em carne serenada

Ah, Mureira: combinação de carne serenada, batatas rústicas e ovo cozido. Foto: Violeta Andrada/Botecar.
Ah, Mureira: combinação de carne serenada, batatas rústicas e ovo cozido. Foto: Violeta Andrada/Botecar.

Carne de sereno ao molho com batata rústica. Com essa descrição, o Bar da Cida quer convencer seus clientes a experimentarem o prato “Ah, Mureira” durante o Botecar.

Assim como no Curin Bar, o nome do tira-gosto nasceu em homenagem a um amigo da família, que se chamava Moreira e frequentava a Estrada Real. Sempre que ele comia uma refeição, pedia ovo cozido para acompanhar, ingrediente que dá o toque final a receita.

O prato serve três pessoas, com o preço de R$34,90. Além do sabor, o Bar da Cida aposta na união entre o casal Maria Aparecida Silva, a Cida, e Francisco Antônio, juntos há 30 anos.

“Trabalhamos juntos com muita harmonia e amor. Tudo que conquistamos neste bar foi por essa parceria”, afirma a administradora que dá nome ao estabelecimento.

Quanto ao evento, Cida aponta a contribuição do festival para que mais pessoas conheçam as delícias do cardápio. “O Botecar divulga o nome do nosso bar. Muitas pessoas chegam aqui sem conhecer o Bar da Cida e saem encantados com o ambiente familiar que toca nosso negócio”, ressalta a proprietária, que participa da programação desde a primeira edição.

Cerveja gelada e petiscos de dar água na boca

O “Festival Botecar” surgiu em 2014, após desavenças entre sócios do “Comida di Buteco”, outro tradicional evento culinário realizado no mesmo período, que perdura na capital desde 2000. A proposta da organização é dar voz ao cliente, que se torna o jurado da competição.

Neste ano, o cardápio é servido por 38 bares de Belo Horizonte até 30 de abril, data limite para que os consumidores definam o vencedor. Após provar o tira-gosto, o visitante recebe uma cédula, na qual assinala sua nota de zero a 10. Os quesitos vão do sabor do prato até a temperatura da cerveja e o atendimento.

Curta e compartilhe nas redes sociais

9Shares