Espinha - Pixabay
Espinha - Pixabay

Por Caroline Araújo – CRBM 8948

Apesar de ser um problema comum na adolescência, a acne é um transtorno que incomoda muitas pessoas adultas. Tanto na mulher quanto no homem, o aparecimento das temíveis espinhas gera incontáveis danos, como manchas e cicatrizes ou até mesmo constrangimento estético.


Leia também

Os motivos podem ser variados, desde disfunções hormonais até maus hábitos alimentares e de cuidados com a pele. Para diagnosticar, é preciso consultar um especialista, ele irá indicar com maior precisão o tipo de acne, a causa e recomendar o melhor conduta a ser tomada para controlar a situação.

Algumas terapias contra acne são oferecidas em clínicas de estética. Nelas, podem ser encontrados tratamentos em consultório e produtos para uso em domicílio com intuito da manutenção dos resultados.

Em alguns casos, são necessários medicamentos mais fortes – cremes ou, até mesmo, remédios via oral. Nessas condições, a disfunção deixa de ser estética e é preciso consultar um dermatologista, por isso é fundamental procurar ajuda especializada e saber qual tipo de acne te aflige.

Todavia, existem hábitos que podem amenizar essa disfunção estética que incomoda muitos. Veja alguns passos simples que vão te ajudar a suavizar esse problema:

1Higienizar a pele de forma adequada

Lave bem o rosto – Pixabay

É imprescindível que a pele esteja sempre limpa, pois as impurezas podem facilitar o surgimento da acne, porém, é importante não exagerar nessa limpeza para que não ocorra o famoso efeito rebote. Dê preferência para produtos anti-acne

2Não deixar a hidratação de lado

Hidratante oil free – Pixabay

Uma pele bem hidratada produz menos sebo, consequentemente a chance de desenvolver acne é menor, sendo assim, devemos hidratar a pele sempre, dando preferência para produtos “oil free”, além de fazer uma boa ingestão de água

3Não espremer as acnes

Espinha – Pixabay

Além de manchar a pele, o ato de espremer as espinhas pode disseminar bactérias e piorar a situação

4Não esquecer de remover a maquiagem

Remova a maquiagem – Pixabay

Remover a maquiagem é fundamental para não obstruir poros e dificultar o surgimento da acne

5Ter uma alimentação saudável

Boa comida – Pixabay

Um corpo saudável tem como reflexo uma pele mais bonita. Alguns alimentos intoxicam nosso organismo e, em consequência, promovem o aparecimento da acne

6Utilizar filtro solar

Fonte: Pixabay – sunblock

O protetor solar é a chave para uma pele saudável. Além do sol estimular a produção de sebo, os raios ultravioletas geram manchas nos locais da lesão.

Curta e compartilhe nas redes sociais
15Shares