Ônibus BRT - Adão de Souza - Divulgação PBH Flickr
Ônibus BRT - Adão de Souza - Divulgação PBH Flickr
Advertisement

Por Gabriel Ronan

Itinerários e horários alterados, assim como o funcionamento das estações. O carnaval de BH 2019 deve receber cerca de 5 milhões de pessoas, o que força a Empresa de Transporte e Trânsito da cidade (BHTrans) a fazer mudanças no sistema Move. O mesmo vale para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que também altera o funcionamento do metrô da capital. O regime diferenciado começa neste sábado (2) e vai até terça-feira (5).

Arte/BHTrans
Arte/BHTrans

Atualmente, a Estação Venda Nova é atendida por cinco linhas do Move. O 61 (Estação Venda Nova/Centro – Direta) não vai circular entre 0h e 14h de sábado (confira a imagem acima). No restante deste dia até terça, o atendimento é normal, porém com horário diferenciado. O itinerário permanece o mesmo.

Arte/BHTrans
Arte/BHTrans

Mudanças também na linha 62 (Estação Venda Nova/Savassi – via Hospitais). O coletivo vai circular com horários diferenciados e terá pontos na região do Bairro Floresta e na Área Hospitalar (confira o itinerário acima). Haverá também outra linha do 62, que vai atender o Parque das Mangabeiras durante o carnaval (vide quadro acima).

Arte/BHTrans
Arte/BHTrans

Já o 63 (Estação Venda Nova/Lagoinha) terá dois itinerários diferentes no sábado. Até 14h, passará pelas estações Vilarinho e Pampulha. Depois deste horário até terça-feira, vai atender apenas a Pampulha, além de ir até o Centro da cidade (veja foto acima).

Arte/BHTrans
Arte/BHTrans

Quanto ao 64 (Estação Venda Nova/Assembleia via Carlos Luz), a circulação será com quadro de horários e itinerário alterados. Confira as mudanças na imagem acima.

Estação Vilarinho

Arte/BHTrans

A Estação Vilarinho também sofrerá alterações no carnaval. A linha 65 (Estação Vilarinho/Centro – direta) não vai circular até 14h de sábado. A partir daí, terá quadro de horários diferenciado em razão da festa de rua. O percurso será o mesmo.

Arte/BHTrans

O 66 (Estação Vilarinho/Centro/Hospitais via Cristiano Machado) vai circular com quadro de horários e itinerário alterados (veja imagem acima). O mesmo vale para a linha 67 (Estação Vilarinho/Santo Agostinho via Carlos Luz).

Arte/BHTrans

As linhas 68 (Estação Vilarinho/Lagoinha) e 6350 (Estação Vilarinho/Estação Barreiro via Anel Rodoviário) não sofrerão mudanças no caminho, mas terão quadro de horários diferenciado.

Estações do Move

Foto: Vander Brás/PBH

No sábado, as estações da Avenida Santos Dumont (São Paulo e Rio de Janeiro), no Centro da cidade, ficam fechadas entre 4h e meio-dia. Com isso, os passageiros devem se deslocar à Avenida Paraná, onde as paradas Tamoios e Carijós ficarão abertas 24 horas. As estações de transferência instaladas nas avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho ficam abertas a partir das 4h.

O atendimento será 24 horas nas estações de transferência no domingo. No Hipercentro, as estações Tamoios, na Avenida Paraná, e São Paulo, na Santos Dumont, ficam completamente fechadas durante o dia. Por causa disso, o passageiro próximo as duas avenidas deve se dirigir às estações Rio de Janeiro e Carijós, respectivamente.

Um dia depois, na segunda, o atendimento será restrições. Ou seja, todas as estações do Move funcionam 24 horas. Na terça-feira, o expediente será exatamente o mesmo do domingo.

Metrô

Foto: reprodução/CBTU

Segundo a CBTU, a expectativa é que o metrô atenda ceca de 4,6 milhões de pessoas durante o carnaval. Com isso, a empresa estatal vai ampliar o funcionamento do serviço entre sexta e terça-feira.

No primeiro dia de folia, as estações Central e Primeiro de Maio seguirão abertas até as 2h. Entre sábado e terça, o horário ampliado seguirá em curso apenas na Estação Central.

De acordo com a CBTU, depois das 23h, durante todos os dias, as demais estações vão operar somente para desembarque. No sábado, as estações Vilarinho, São Gabriel e Central também vão abrir mais cedo, às 5h.

Ainda segundo a companhia, os passageiros não poderão recarregar os cartões eletrônicos na Estação Central no decorrer no período de carnaval. A medida visa garantir mais comodidade aos usuários e evitar filas na parada.

Além disso, devido aos eventos na Praça da Estação, o acesso à estação Central será feito apenas pela Rua Aarão Reis, no Baixo Centro. Também não será permitida a entrada de grandes volumes, como coolers e caixas de isopor. Garrafas de vidro também estão proibidas.

Rotativo

Foto: Divino Advíncula/PBH

Entre sábado e terça-feira, as áreas de Estacionamento Rotativo serão liberadas sem a necessidade de utilização de crédito eletrônico ou folha de talão, para quem ainda utiliza o sistema impresso. O benefício foi garantido graças a uma portaria publicada pela BHTrans, nessa segunda, no Diário Oficial do Município.

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 23.574 vagas físicas que, quando respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 106.607 oportunidades de estacionamento em 880 quarteirões da capital.

Curta e compartilhe nas redes sociais
5Shares