Curso de corte e costura acontece sempre às quarta-feiras e está com duas vagas abertas. Foto: Gabriel Ronan/Norte Livre.
Curso de corte e costura acontece sempre às quarta-feiras e está com duas vagas abertas. Foto: Gabriel Ronan/Norte Livre.
Advertisement

Por Gabriel Ronan

Quem procura uma atividade extracurricular para ampliar os conhecimentos já tem nome e endereço em Venda Nova. A Associação Cultural Tecendo Arte e Vida (Rua Alberto de Freitas Ramos, 90 – Bairro Piratininga) oferece 11 cursos diferentes na região para quem procura uma atração para sair da rotina. E o melhor: a maioria deles sem cobrar qualquer custo.


Siga o Norte Livre no Facebook!

É morador da Venda Nova e gostaria de receber notícias específicas e exclusivas sobre a regional? Clique no botão ao lado e siga nosso Facebook e outras redes sociais.


Atualmente, a associação oferta aulas de costura, computação, artesanato, garçom, construção de móveis e fabricação de sabão caseiro e colorau. A música também se tornou peça-chave do projeto, a partir dos cursos de canto para crianças entre 6 e 12 anos, violão e percussão.

Além disso, há também encontros, sempre aos domingos, de empresários da Região de Venda Nova, com objetivo de angariar parcerias e estreitar laços entre membros do setor. Há, ainda, uma reunião para reflexão cristã, na qual os presentes discutem os valores do Cristianismo, independente da religião seguida por cada um.


Leia também


“A instituição existe há muitos anos e nasceu com minha irmã, conhecida como Tia Lourdes. Quando ela faleceu, eu fiquei com pena de acabar com o projeto e decidi continuar oferecendo as atividades, principalmente, aos jovens”, conta Maria das Mercês, atual diretora da associação. Ela cede o espaço da casa para a realização de todas as programações, além de doar materiais, subsidiar os cursos para os mais necessitados e organizar o lanche.

Corte e costura

A modelista Cristina Antônia dos Santos ministra o curso de corte e costura na Associação Cultural Tecendo Arte e Vida. Foto: Gabriel Ronan/Norte Livre
A modelista Cristina Antônia dos Santos ministra o curso de corte e costura na Associação Cultural Tecendo Arte e Vida. Foto: Gabriel Ronan/Norte Livre

Realizado sempre às quarta-feiras, entre 14h e 15h, o curso de corte e costura conta com seis alunas. Elas aprendem a confeccionar desde uma saia até um blazer, sob a tutela da costureira e modelista Cristina Antônia dos Santos, de 55 anos.

“Há muito tempo que eu conheço a Dona Mercês e eu fazia as roupas do coral Casa e Voz, que existia na instituição. Em uma conversa, ela perguntou se eu não tinha interesse em ministrar um curso de costura, porque ela conhecia muita gente que tinha a máquina em casa, mas não sabia fazer um corte”, conta a professora Cristina.

Mulheres ampliam conhecimento em costura para levantar uma renda extra. Foto: Gabriel Ronan/Norte Livre.
Mulheres ampliam conhecimento em costura para levantar uma renda extra. Foto: Gabriel Ronan/Norte Livre.

Segundo ela, o principal objetivo da programação é permitir que as interessadas tenham mais uma fonte de renda. “Muitas senhoras deixam de ganhar um dinheirinho a mais por não ter essa noção. A gente já teve alunas formadas em dezembro do ano passado e que fazem bom proveito dos conhecimentos adquiridos”, ressalta.

A Associação Tecendo Arte e Vida não cobra nada pelo curso, apenas materiais indispensáveis para a prática, como régua, tesoura e fita métrica. “Temos duas vagas ainda para este período. Eu dependo muito do desenvolvimento das alunas, mas o curso, no ano passado, durou cerca de oito meses”, explica a professora.

Entre as alunas que recorreram ao curso para ampliar os conhecimentos está a cabeleireira Neide das Graças Aguiar. “Eu já costura artesanato, então hoje eu vim aprender a fazer roupas também. Eu me interessei porque estou querendo largar o salão e quero variar um pouco de ramo. Tudo isso 0800”, comemora a mulher.

Como participar

Quem tiver interesse em cursar alguma das atividades listadas deve fazer contato com a Associação Tecendo Arte e Vida pelo telefone (31) 3453-3580 ou pelo e-mail tecendoarteevida@gmail.com.

O interessado também pode comparecer pessoalmente à associação, localizada na Rua Alberto de Freitas Ramos, 90, Bairro Piratininga – Venda Nova.

Curta e compartilhe nas redes sociais
67Shares